Alinhamento Dos Processos e Recursos Com a Necessidade Dos Negócios


Pontos de Vista > Mudança e Organização > Melhor Prática > Alinhamento Dos Processos e Recursos Com a Necessidade Dos Negócios


Alinhamento Dos Processos e Recursos Com a Necessidade Dos Negócios
Ivan Fonseca, Consultant

Construção de uma arquitetura empresarial para fazer frente à dinâmica atual dos negócios.


Enterprise Architecture é fundamental para permitir que uma organização possa assimilar mudanças internas em resposta à dinâmica e às incertezas externas do seu ambiente promovidas pela era da informação. Ela não só constitui uma base para gerir a mudança, mas também fornece o mecanismo pelo qual a realidade da organização e dos seus sistemas podem ser alinhados com os propósitos da gestão.
Enterprise Architecture utiliza-se da antologia, um conceito definido na ciência da informação como um modelo de dados que representa um conjunto de conceitos dentro de um domínio e os relacionamentos entre estes. Dessa forma, a ontologia permite realizar inferência sobre os objetos existentes no domínio estudado. Ontologias são utilizadas em inteligência artificial, web semântica, engenharia de software e arquitetura da informação, como uma forma de representação de conhecimento sobre o mundo ou alguma parte deste. Ontologias geralmente descrevem:

Indivíduos: os objetos básicos;

Classes: conjuntos, coleções ou tipos de objetos;

Atributos: propriedades, características ou parâmetros que os objetos podem ter e compartilhar;

Relacionamentos: as formas como os objetos podem se relacionar com outros objetos.


Reagir  |  Mais sobre o autor  |  Mais nessa área de interesse


Outros Pontos de Vista deste autor: A Origem Dos Conflitos




Sobre o 12manage | Publicidade | Link para nós / Cite-nos | Privacidade | Sugestões | Condições
© 2022 12manage - The Executive Fast Track. V15.8 - Última atualização 20-1-2022. Todos os nomes ™ de seus proprietários.