Gerenciamento de Risco de Crédito e RAROC

Centro de Conhecimento



Resumo, fórum, melhores práticas, dicas de especialistas e fontes de informação.


Resumo

O que é risco de crédito?

Para definir o que é gerenciamento de risco de crédito, precisamos primeiro entender o conceito de risco de crédito. Risco de crédito é o risco decorrente do não cumprimento estrito dos termos do contrato de crédito pelo mutuário. Isso pode acontecer quando o cliente está atrasado no pagamento da dívida, não paga totalmente o valor da dívida ou deixa de pagar a dívida no vencimento do principal e dos juros, causando perdas financeiras e dificuldades nas atividades comerciais dos bancos comerciais.


O que é gerenciamento de risco de crédito?

O gerenciamento de risco de crédito é o processo de identificação e análise de fatores de risco, medindo o nível de risco, selecionando medidas para gerenciar as atividades de crédito para limitar e eliminar os riscos no processo de crédito.


Que é RAROC? Descrição

O RAROC é um framework risco-ajustado para a medida da lucratividade e a gerência da lucratividade. É uma ferramenta para medir o performance financeiro risco-ajustado. E fornece uma vista uniforme da lucratividade através dos negócios (Strategic Business Units/divisões). O RAROC e os conceitos relacionados tais como RORAC e RARORAC são usados principalmente dentro (linhas de negócio de) dos bancos e das companhias de seguro. O RAROC é definido como o ratio do resultado risco-ajustado ao capital econômico.
 

História do RAROC

O desenvolvimento da metodologia do RAROC começou nos 1970s atrasados, iniciados por um grupo em Bankers Trust. Sua idéia original era medir o risco do portfolio do crédito de banco, as well as a quantidade de capital de patrmônio necessária limitar a exposição dos depositantes do banco e de outros suportes do débito a uma probabilidade especificada da perda. Desde então, um número outros de bancos grandes desenvolveram sistemas idênticos do RAROC (ou do RAROC). Seu alvo está em a maioria de casos para quantify a quantidade de capital de patrmônio, necessária suportar todas suas atividades operando-se. atividades Taxa-baseadas e negociando, as well as emprestar tradicional.


Os sistemas do RAROC alocam o capital para duas razões básicas: (1) gerência de risco e avaliação de performance (de 2). Para finalidades da risco-gerência, o objetivo principal de alocar o capital às unidades de negócio individuais é determinar a estrutura de capital optimal do banco. Este processo envolve estimar quanto o risco (volatilidade) de cada unidade de negócio contribui ao risco total do banco e, daqui, às exigências de capital totais do banco.
Para finalidades da performance-avaliação, os sistemas do RAROC atribuem o capital às unidades de negócio. Como parte de um processo de determinar a taxa de resultado risco-ajustada e, finalmente, do valor econômico - adicionado de cada unidade de negócio. O valor econômico - adicionado de cada unidade de negócio, definida em detalhe abaixo, é simplesmente a renda líquida ajustada da unidade menos uma carga de capital (a quantidade de capital de patrmônio alocou aos tempos da unidade o resultado requerido no patrmônio). O objetivo neste caso é medir uma contribuição de unidade de negócio ao valor do accionista. E, assim, para fornecer uma base para Capital budgeting eficaz e a compensação incentive no nível do Business Unit.


Capital econômico e três tipos de risco

O capital econômico é atribuído na base de três fatores de risco:

  • Risco de mercado,
  • Risco de crédito e
  • Risco operacional.

As metodologias de capital econômicas podem ser aplicadas através dos produtos, dos clientes, das atividade e das outras segmentações. Como necessário para medir determinados tipos de performance. O capital resultante atribuído a cada linha de negócio fornece o framework financeiro para compreender e avaliar o performance sustainable e para controlar ativamente a composição do portfolio do negócio. Isto permite uma companhia financeira de aumentar o valor do accionista, reallocating o capital 2 aqueles negócios que fornecem o valor estratégico elevado e resultados sustainable, ou com potencial a longo prazo do crescimento e da lucratividade.
 

Economic Profit

O lucro econômico elabora no RAROC incorporando o custo do capital de patrmônio. Isto é baseado no mercado requereu a taxa de resultado de prender instrumentos do patrmônio de companhia, para avaliar se a riqueza do accionista está sendo criada. O lucro econômico mede o resultado que é gerado por cada linha de negócio no excesso do custo do capital de patrmônio. A riqueza do accionista é aumentada se o capital puder ser empregado em um resultado no excesso do custo do banco do capital de patrmônio. Similarmente, quando os resultados não excedem o custo do capital de patrmônio, a seguir riqueza do accionista é diminuído e uma distribuição mais eficaz desse capital deve ser procurada.


O valor de Risk Management

Risk Management eficiente pode constituir o valor nas seguintes dimensões (mais ou menos em ordem do significado):

  1. Conformidade e prevençãoModelo Proactive de Risk Management

    • Evite crises em própria organização.
    • Evite crises em outras organizações.
    • Comply com os padrões de corporate governance.
    • Evite a responsabilidade pessoal das gerente.
  2. Performance operando-se

    • Compreenda a escala cheia do risco que enfrenta a organização.
    • Avalíe riscos da estratégia de negócio.
    • Consiga as mais melhores práticas.
  3. Reputação corporativo

    • Proteção da reputação corporativo.
  4. Realce do valor do accionista

    • Realce o alocamento de capital.
    • Melhore resultados com Value Based Management.

Risk Management Proactive

Risk Management Proactive avalía:

  • A probabilidade de ocorrer do risco,
  • Fatores causando do evento do risco,
  • Eventos do risco,
  • A probabilidade do impacto,
  • Fatores causando do impacto, antes do risco que ocorre realmente (figura: Risk Management Proactive - Smith e Merritt).

Livro: John B. Caouette, Edward I. Altman - Managing Credit Risk -

Livro: Carol Alexander - Operational Risk: Regulation, Analysis and Management -

Livro: Michael K. Ong - The Basel Handbook: A Guide for Financial Practitioners -

Livro: Donald R. van Deventer, Kenji Imai - Credit Risk Models and the Basel Accords (Wiley Finance) -


Grupo de Interesse Especial

Junte-se

Grupo de Interesse Especial de Gerenciamento de Risco de Crédito .



Grupo de Interesse Especial (22 membros)

Fórum

Novo Tópico

Fórum sobre Gerenciamento de Risco de Crédito.


Meaning of Risk and Risk Events
One could define RISK as: the uncertainity in desired outcomes. A RISK EVENT is generally the manifestation of a risk (...)
6
 
1 reações
The Role of Letters of Credit in Risk Management and International Trade
What is in current financial risk management the role of the Letter of Credit (LOC)? How can the LOC reduce risks in in (...)
5
 
1 reações
Enterprise Risk Management
In the modern day risk has become an integral part of every corporate. Enterprise risk is managing all risk, irrespectiv (...)
4
 
1 reações
Banks have managed the wrong risks
Over the last couple of years, financial institutions have been spending an awful lot of money and effort on understandi (...)
4
 
6 reações
Risk Management in the Electrical Energy Sector
Can anyone tell me the ideal risk management system that can be used in an electrical energy supply industry. (...)
3
 
1 reações
Introducing a Loss Event Database
Hi everyone! My problem is that I would like to introduce a loss database or loss event database at our company. I would (...)
2
 
0 reações
Laboratory Biorisk Management
I need some information or references about the AMP model of laboratory biorisk management. Things like facility design (...)
1
 
0 reações
Environmental Risk Factors by Saunders
Anybody knows about the model of environmental factors by Malcolm Saunders? Please enter a short explanation, anything i (...)
1
 
1 reações
What are the Main Procedures of Operational Risk Management?
What are the main procedures involved in operational risk management? (...)
1
 
4 reações
Global Financial Pandemonium
The global financial pandemonium goes beyond the issue of common sense. I think it's high time people started looking in (...)
0
 
1 reações
Melhores Práticas

Cadastre-se

Os tópicos mais bem avaliados sobre Gerenciamento de Risco de Crédito. Aqui você vai encontrar as idéias mais valiosas e sugestões práticas.


Risk Versus Uncertainty
In the management of risk, what is the distinction between risk and uncertainty? Thanks.. (...)
17
 
9 reações

Dicas de Especialistas

Cadastre-se

Conhecimentos avançados sobre Credit Risk Management and RAROC (Inglês). Aqui você encontrará conselhos profissionais de especialistas.


The Levels of Risk

Risk Hierarchy
The following hierarchy describes risks types from global down to project level: 1. World system risks: political condi (...)

Critical Success Factors of RM

Improve your RM process
In E&Y's 2009 Risk Management Survey executives of large organizations highlighted 9 key factors for successful risk man (...)

Strategic versus Financial Risk Management

Comparison of Typical Activities
STRATEGIC Risk Management in a company usually refers to the following activities: 1. Risk Identification: identificat (...)

Pitfalls of Traditional Risk Analysis

Risk Management, Crisis Management
In their 2000 book "Managing Crises Before they happens" Mitroff and Anagnos explain their critics on traditional risks (...)

Taking Risk Management from Control and Compliance into a Competitive Advantage

Strategic Risk Management
Since events tend to be repetitive over time, many management experts support the idea that an effective risk management (...)

Why Society is More Risky than Before

Understanding New Risk Categories, Risk Management
In his 1992 book "Risk Society: Towards a New Modernity”, Ulrich Beck describes new risk scenarios that companies have t (...)

How to Link Risk Management and Strategy?

Strategic Risk Management, Best Practices
Firms practicing strategic risk management: 1. Create value by embracing risks, shaping risks, and exploiting flexibili (...)

Moral Intensity: When Will a Decision Be Seen as Unethical?

Risk Management, Business Ethics, Ethical Decision-making, Crisis Management, Corporate Responsibility
The financial crisis of 2008 has been partly the result of managers and executives taking excessive risks. That's why Fe (...)

Align Your Risk Management Strategy with Investors' View on Risk

Strategic Risk Management, Transparant Risk Management
Risk is an essential part of any investment. Modern organizations are giving more attention to their risk profile to be (...)

Alternatives to LIBOR - Key Challenges for Transition to Risk Free Rates

Inter-bank Offered Rate, LIBOR, SOFR, SONIA, ESTER, SARON, TONAR
London Inter-bank Offered Rate (LIBOR) is the rate at which a bank can borrow funds. It is an interest-rate average calc (...)
Fontes de Informação

Cadastre-se

Várias fontes de informação sobre Gerenciamento de Risco de Crédito. Aqui você encontrará powerpoints, vídeos, notícias, etc. para usar em suas próprias palestras e workshops.


NotíciasVídeosApresentaçõesLivrosMais

Compare com: Plausibility Theory  |  Strategic Risk Management  |  Real Options  |  CAPM  |  PRVit  |  Z-Score
 

Retorne a o centro de a gerência: Tomada de Decisão e Avaliação  |  Finanças e Investimentos  |  Conhecimento e Ativos Intangíveis  |  Estratégia


Mais Métodos, Modelos e Teorias de Gestão

Grupo de Interesse Especial

Você está interessado em Gerenciamento de Risco de Crédito? Inscreva-se grátis

Notifique seus estudantes

Copie isso em seus materiais de estudo:

e adicione um hiperlink para:

Link para este centro de conhecimento

Copie este código HTML para o seu site:

 


Sobre o 12manage | Publicidade | Link para nós / Cite-nos | Privacidade | Sugestões | Condições
© 2021 12manage - The Executive Fast Track. V15.7 - Última atualização 15-1-2021. Todos os nomes ™ de seus proprietários.