Gestalt theory

Centro de Conhecimento

   

Determinando os wholes, o comportamento de que não é determinado por aquele de seus elementos individuais, mas onde os peça-processos eles mesmos são determinados pela natureza intrínseca do todo. Explanação do Gestalt theory.

Índice

  1. Resumo
  2. Fórum
  3. Melhores Práticas
  4. Expert Tips
  5. Recursos
  6. Imprimir

O Gestalt theory (GT) é uma teoria geral interdisciplinary larga que forneça um framework para uma variedade larga de fenômenos, de processos, e de aplicações psicológicos.


A essência do comportamento problem-solving bem sucedido de acordo com Wertheimer é: vêem a estrutura total do problema: Uma determinada região no campo torna-se crucial, é focalizada; mas não se torna isolada. Uma vista estrutural nova, mais profunda da situação torna-se, envolvendo muda no meaning funcional, em agrupar, etc. dos itens. Dirigido por o que é requerida pela estrutura de uma situação para uma região crucial, uma é conduzido a uma predição razoável, que como as outras partes da estrutura, chamadas para a verificação, direto ou indireto. Dois sentidos são involvidos: começando um retrato consistente inteiro, e vendo o que a estrutura do todo requer para as peças.


Ou seja o Gestalt theory prende “lá é os wholes que, em vez de ser a soma das peças que existem independentemente, dão suas funções ou propriedades específicas das peças que podem somente ser definidas com relação ao todo na pergunta” (Wolfgang Köhler).


O foco de GT é a idéia de “agrupar”, isto é, as características dos stimuli causam-nos à estrutura ou interpretam-nas um campo visual ou um problema em uma determinada maneira (Max Wertheimer, 1922).


Os fatores preliminares de agrupar

  1. Proximidade. Os elementos tendem a ser agrupados junto de acordo com seu nearness.
  2. Similaridade. Os itens similares em algum respeito tendem a ser agrupados junto.
  3. Fechamento. Os itens estão agrupados junto se tenderem a terminar alguma entidade.
  4. Simplicity. Os itens serão organizados em figura simples de acordo com a simetria, o regularity, e a lisura.

Estes fatores são chames as leis da organização e explicados no contexto da percepção e do problem-solving.
 

Os seres humanos são vistos como sistemas abertos na interação ativa com suas circunstâncias. De acordo com Wertheimer em 1924 (Über Gestalttheorie) há os wholes, o comportamento de que não é determinado por aquele de seus elementos individuais, mas onde os peça-processos eles mesmos são determinados pela natureza intrínseca do todo. É a esperança de GT determinar a natureza de tais wholes.


GT é servido especial para a compreensão do pedido e da estrutura em eventos psicológicos, e tem suas origens em algumas orientação de Johann Wolfgang von Goethe, Mach de Ernst, e particularmente de Cristão von Ehrenfels e o trabalho de pesquisa de Max Wertheimer, de Wolfgang Köhler, de Kurt Koffka, e de Kurt Lewin, que opôs o abordagem elementistic aos eventos psicológicos, associationism, behaviorism, e ao psychoanalysis. A vinda ao poder do socialismo nacional interrompeu substancialmente o desenvolvimento científico fruitful do Gestalt theory no mundo German-speaking; Koffka, Wertheimer, Köhler e Lewin emigrated, ou foram forçados para fujir, nos Estados Unidos.


O Gestalt theory não é limitado somente ao conceito de Gestalt ou do todo, ou aos princípios de Gestalt da organização da percepção (tal como ela é apresentado em muitas publicações), mas deve ser distante mais largo visto e abrangendo:

  • A primazia do phenomenal: Reconhecer e fazer exame seriamente do mundo humano da experiência como a única realidade imediatamente dada, e não simplesmente discuti-lo afastado, são uma afirmação fundamental de GT, o fruitfulness de que para o psychology e o psychotherapy foi esgotado de nenhuma maneira.

  • É a interação do indivíduo e a situação no sentido de um campo dinâmico que determine a experiência e o comportamento, e não somente movimentações (psychoanalysis, ethology) ou stimuli externos (behaviorism, Skinner) ou traços de estática da personalidade (teoria classical da personalidade).

  • As conexões entre índices psicológicos são criadas mais prontamente e mais permanentemente na base de relacionamentos concretos substantivos do que pela repetição e pelo reforço sheer.

  • Pensar e resolver de problema são caracterizadas a organização substantiva apropriada, restructuring, e centrar-se do dado (“introspecção”) no sentido da solução desejada.

  • Na memória, as estruturas baseadas em conexões associativas são elaboradas e diferenciadas de acordo com uma tendência para a organização optimal.

  • Cognitions que um indivíduo não pode integrar, conduz a uma experiência do dissonance. E para processos cognitive dirigiu em reduzir este dissonance.

  • Em um inteiro supra-individual tal como um grupo, há uma tendência para relacionamentos específicos na interação das forças e das necessidades.

A orientação epistemological do Gestalt theory tende a ser um tipo do realism crítico. Methodologically, tenta conseguir uma integração significativa de procedimentos experimentais e phenomenological (o método experimental-phenomenological). Os fenômenos cruciais são examinados sem redução da precisão experimental. GT não deve ser compreendido como uma posição científica de estática. Mas como um paradigm que esteja continuando a se tornar. Com os desenvolvimentos tais como a teoria da self-organização dos sistemas, alcança o significado principal para muitos dos interesses atuais do psychology.


Fórum de Gestalt Theory

Gestalt Theory Grupo de Interesse Especial


Grupo de Interesse Especial

Gestalt Theory Educação & Eventos


Encontre Treinamentos, Seminários e Eventos


Melhores Práticas - Gestalt Theory Premium

Expert Tips (ENG) - Gestalt Theory Premium
 

How to Create an Adaptive Organization that can Deal with a Complex Environment?

Definition and qualifications of complex adaptive ...
Usage (application): Organizational Development, Strategy
 
 
 

Structure your Organization at the Edge of Chaos

Although chaos theory was discovered decades ago, ...
Usage (application): Organizational Development
 
 
 

Principles of Complex Environments

Characteristics of an environment conducive for co...
Usage (application): Organizational Development, Strategy
 
 

Recursos - Gestalt Theory Premium
 

Notícias sobre Gestalt Theory


     
 

Notícias sobre Wholes Theory


     
 

Vídeos sobre Gestalt Theory


     
 

Vídeos sobre Wholes Theory


     
 

Apresentações sobre Gestalt Theory


     
 

Apresentações sobre Wholes Theory


     
 

Mais sobre Gestalt Theory


     
 

Mais sobre Wholes Theory


     

Compare com: System Dynamics  |  Organizational Learning  |  Organic Organization  |  Levels of Culture  |  Brainstorming  |  Six Thinking Hats  |  Soft Systems Methodology


Retorne a o centro de a gerência: Mudança e Organização  |  Comunicações e Habilidades  |  Tomada de Decisão e Avaliação


Mais Métodos, Modelos e Teorias de Gestão

Special Interest Group Leader

Seu nome aqui


Sobre o 12manage | Publicidade | Link para nosso website | Privacidade | Condições
Copyright 2017 12manage - O caminho mais rápido para o sucesso executivo. V14.1 - Última atualização 15-12-2017. Todas as marcas são registradas por seus donos.