OODA Loop
(John Boyd)

Centro de Conhecimento

   

Guerra da informação. Explanação de OODA loop de John Boyd.

Índice

Premium

OODA Loop (observe, oriente, decida, e ato) é um conceito da estratégia da informação para a guerra da informação desenvolvida pelo coronel John Boyd (1927-1997). Embora o modelo de OODA seja criado claramente para finalidades militares, os elementos da mesma teoria podem também ser aplicados à estratégia de negócio. Boyd desenvolveu a teoria baseada em his uma experiência mais adiantada como um piloto do lutador e um trabalho na maneabilidade da energia. Usou-a inicialmente explicar a vitória no combate air-to-air, mas nos últimos anos de sua carreira expandiu sua teoria OODA loop em uma estratégia grande que derrotasse um paralysis do inimigo estratègica perto - psicológico -.


Boyd emfatizou que a estratégia deve sempre revolver em torno de mudar o comportamento do inimigo, não annihilating suas forças. A paralela entre idéias de Boyd e o masterpiece de Sun Tzu, “a arte da guerra”, é óbvia. Boyd e Sun Tzu advogam as idéias da harmonia, do deception, do swiftness e da fluidez da ação, da surpresa, do choque, e de atacar a estratégia do inimigo.


O coronel Boyd viu o inimigo (e ourselves) como um sistema que agisse com um processo de tomada de decisão. Este processo de tomada de decisão é baseado em observações do mundo em torno dele. O inimigo observará circunstâncias do unfolding e recolherá a informação exterior a fim orientar o sistema às ameaças percebidas. Boyd indica que a fase da orientação de loop é a etapa a mais importante, porque se o inimigo perceber as ameaças erradas, ou entender mal o que está acontecendo nas circunstâncias em torno dele, a seguir orientará pensar his (e forças) em sentidos errados e fará finalmente decisões incorretas. Boyd disse que este ciclo da tomada de decisão poderia se operar em velocidades diferentes para o inimigo e sua própria organização. O objetivo deve ser terminar seu processo OODA loop em um tempo mais rápido do que o inimigo, e fazer exame da ação para alongar loop do inimigo. Um tenta conduzir muitos mais laços “interior” loop do inimigo, fazendo com que o inimigo seja incapaz de reagir a qualquer coisa que lhe está acontecendo.


O coronel Boyd indicou que loop do inimigo pode ser alongado com uma variedade dos meios. O alvo de Boyd é gerar “non-coopera” centros de gravidade para o inimigo com a ambigüidade, o deception, as circunstâncias da novela, as manobras transientes rápidas, e o uso da idéia do Sol-Tzu's de Cheng e de Ch'i. Isolando os centros do inimigo de gravidade e desenvolvendo o mistrust e a coesão dentro do sistema (que faz os “non-cooperative”), a fricção será aumentada extremamente, o paralysis no sistema ajustar-se-á dentro, e o inimigo desmoronará finalmente. Atacando o processo do pensamento do inimigo/concorrente, seus morale e processo de decisão podem ser quebrados.


Livro: Sun Tzu, Gary Gagliardi - The Art of War -

Livro: Carl Von Clausewitz - On War -


Fórum de OODA Loop
  Books on Boyd and his OODA Concept
'The Mind of War' and 'The John Boyd Roundtable' a...
     
 
  OODA Loop in Education / Schools
Can anyone illustrate the use of OODA Loop in any ...
     
 
  OODA Loop = Competitive Intelligence
In other words, competitive intelligence is: obser...
     
 
  OODA Loop & John Boyd
Orientation also involves probing for new informat...
     
 
  OODA & Adaptive Enterprise
I was surprised not to see anything about Stephan ...
     
 

OODA Loop Grupo de Interesse Especial


Grupo de Interesse Especial

OODA Loop Educação & Eventos


Encontre Treinamentos, Seminários e Eventos


Melhores Práticas - OODA Loop Premium

Expert Tips (ENG) - OODA Loop Premium
 

Weaknesses of the OODA-LoopCadastre-se

Rousseau and Breton identify some limitations of t...
Usage (application): Limitations of OODA
 
 
 

An Improved Version of the OODA-loop with Feedback and -forward LoopsCadastre-se

Rousseau and Breton developed an extended version ...
Usage (application): OODA-loop, Complex Decision Support, Defense, Best Practices
 
 

Recursos - OODA Loop Premium
 

Notícias sobre Ooda LoopCadastre-se


     
 

Notícias sobre Ooda BoydCadastre-se


     
 

Vídeos sobre Ooda LoopCadastre-se


     
 

Vídeos sobre Ooda BoydCadastre-se


     
 

Apresentações sobre Ooda LoopCadastre-se


     
 

Apresentações sobre Ooda BoydCadastre-se


     
 

Mais sobre Ooda LoopCadastre-se


     
 

Mais sobre Ooda BoydCadastre-se


     

Compare com OODA Loop de John Boyd:  Deming Cycle  |  Organic Organization  |  Business intelligence  |  Force Field Analysis  |  Scenario Planning  |  PEST analysis  |  Análise do SWOT  |  System Dynamics  |  Simulation


Retorne a o centro de a gerência: Comunicações e Habilidades  |  Conhecimento e Ativos Intangíveis  |  Liderança  |  Estratégia


Mais Métodos, Modelos e Teorias de Gestão

Special Interest Group Leader

Seu nome aqui


Boyd OODA loop

A carta adaptou-se de Chester W. Richards, “uma espada rápida, Elusive: Que se Sun Tzu e John Boyd fizerem uma revisão da defesa nacional”,

Centro para a informação da defesa, fevereiro 2003, 22.




Sobre o 12manage | Publicidade | Link para nós / Cite-nos | Privacidade | Sugestões | Condições
© 2018 12manage - The Executive Fast Track. V14.1 - Última atualização 19-9-2018. Todos os nomes ™ de seus proprietários.