Ganha Quem der o Primeiro Passo

Best Practice / Change and Organization


Ganha Quem der o Primeiro Passo
Antonio Luiz Pontes , Consultant, Brazil

Justificativas só servem para postergar o desfecho triste das desculpas.



Ganha quem der o primeiro passo
Ouço, com muito pesar, as justificativas de antigos colegas e de novos pretendentes aos cargos existentes nas companhias, as razões pelas quais foram lançados para escanteio, quando a eles concorreram. As explicações são muitas, oscilando entre a incompetência do avaliador e as injustiças sofridas. Uma luta titã entre o bem e o mal!
Evidente, situações estapafúrdias ocorrem com frequência, mais ainda nas instituições que não prezam por uma linha de atuação inteligente, onde recursos humanos são geridos por inexperientes soldados de regras e não de talentos. Esse é um fator que desestabiliza, mas não condiz ser taxado como essencial, mesmo porque, uma estrela que brilha, sempre acaba sendo visualizada, de alguma forma.
É preciso valorizar os mecanismos de comunicação disponibilizados e permitidos pelo ambiente corporativo. Conduta alicerçada em padrões de comportamentos adequados ao convívio profissional, visão apropriada das melhores práticas, renovação, interação, posição assertiva, disponibilidade constante para mudanças e um alicerce profundo no conhecimento e em sua dinâmica de transformação, são diferenciais alavancadores.
Esse conjunto, não acaba em desculpas, de maneira alguma. Ao contrário, alimenta a roda de talentos, conquistando espaços, definindo posições. O brilho não limita, expande e, diante disso, abre portas, dentro ou fora do ambiente onde os serviços são prestados. A visibilidade contradiz e limita o papel de vítima às circunstâncias isoladas e pouco representativas.
É preciso ter atitude e responsabilidade com sua própria carreira, não deixar-se abater pela mediocridade de algum líder despreparado ou cego às manifestações das qualidades alheias (por despreparo ou covardia). Você será notado, no momento oportuno. A energia que movimenta as relações humanas, em qualquer ambiente, social ou profissional, sempre é captada, o único problema é que é amiga íntima da paciência e da perseverança.
Ganha quem souber dar o primeiro passo nessa direção, ganha, principalmente, aquele(a) que quer negar, ao seu futuro, um tempo de lamentações e oportunidades perdidas. É desastroso chegar ao fim de um período e constatar que a amargura ainda não se desinstalou, muito triste.

React  |  More on the Author  |  More on this Interest Area   |  More on this View


Other Views by this Author: Suprassumo | Chutômetro Ativado | Esvazia-se de si mesmo (“kenosis”)


 
About 12manage | Advertising | Link to us | Privacy | Terms of Service
Copyright 2017 12manage - The Executive Fast Track. V14.1 - Last updated: 18-1-2017. All names tm by their owners.