Reformulando o Marketing

Opinion / Marketing


Reformulando o Marketing
Magna Fortunata da Silva , Consultant, Brazil

O marketing focado não apenas no cliente, mas sim no cliente como atuante no meio ambiente e na sociedade.


Muitas empresas focam no cliente como consumidor dos seus produtos(bens e serviços), mas poucas olham para o cliente como causador de impactos ambientais, através do seu consumo.

O desenvolvimento de produtos (bens e serviços) com base apenas em expectativas de determinados públicos-alvo, na maioria das vezes se choca com a obrigação de preservação do meio ambiente, e continuo argumentando dessa forma porque na minha opinião não há outra saída.

Em primeiro lugar é necessário mapear quais serão os prováveis impactos que a produção de determinados produtos (bens ou serviços) poderá causar no meio ambiente. Em seguida é necessário buscar meios de produção para que se possa obter produtos ecologicamente aceitáveis pelos órgãos controladores de impactos ambientais.

Pergunta: O que o Marketing tradicional tem a ver com isso? Muito pouco. Portanto é necessário que haja uma reformulação de conceitos, através da reeducação de todos os envolvidos com o mercado consumidor. Essa é uma visão considerada utópica, quando se trata da questão de despesa e receita. O Marketing deve ser reformulado em acordo com conceitos e práticas sustentáveis, onde se tem o "P" de Planeta como prioridade.

Os tradicionais 4P's estão sendo devorados pela lógica dominante na natureza. Tudo bem, os impactos ambientais sempre ocorreram e sempre ocorrerão, e não só no Japão como também em vários países do mundo. Nós inovamos, produzimos, vendemos, compramos, usamos, consumimos, descartamos, desperdiçamos, contaminamos o planeta, desmatamos e matamos as vidas existentes nos lagos, rios, mares, oceanos, selvas, florestas, etc...

O filme "Home - O Mundo é a Nossa Casa", documentário do cineasta francês Yan Arthus- Bertrand, mostra a situação real do nosso planeta e tem como objetivo conscientizar sobre os problemas ambientais e encorajar o maior numero possível de pessoas a agir na tentativa de reverter o quadro para amenizar os impactos.

Portanto, na intenção de melhorar o conteúdo do texto escrito anteriomente, continuo salientando que a lógica dominante está levando o planeta ao caos.

React  |  More on the Author  |  More on this Interest Area



 
About 12manage | Advertising | Link to us | Privacy | Terms of Service
Copyright 2017 12manage - The Executive Fast Track. V14.1 - Last updated: 30-5-2017. All names tm by their owners.