Catastrophe Theory (Thom)

Centro de Conhecimento

   

A matemática da mudança Discontinuous. Explanação do Catastrophe Theory de René Thom. ('72)

Contribuído perto: Ed Walters

Índice

  1. Resumo
  2. Fórum
  3. Melhores Práticas
  4. Expert Tips
  5. Recursos
  6. Imprimir

Que é o Catastrophe Theory? Descrição

O Catastrophe Theory (CT) (René Thom) é um tratamento matemático da ação contínua produzindo um resultado discontinuous. Esta teoria é relacionada ao Chaos Theory. Embora seja desenvolvida completamente separada, vê-se agora como uma parte do Chaos Theory.


Embora de uma natureza altamente matemática, a essência de CT seja: para compreender a mudança e a descontinuidade nos sistemas. Se um sistema for “em repouso” (IE que não se submete à mudança), então tenderá a ocupar um estado estável preferido, ou pelo menos uma escala definida dos estados (bacia do resultado). Se um sistema for sujeitado às forças da mudança, a seguir o sistema tentará inicialmente reagir de tal maneira que absorve os stresses. Além disso, se for dado a possibilidade, o sistema tentará re-gain seu estado estável preferido. Se, entretanto, as forças da mudança forem assim fortes que não podem ser absorvidas, a seguir uma mudança catastrófica pode ocorrer e um estado ou uma escala estável preferida nova dos estados são estabelecidos. Não há nenhuma parte traseira contínua da maneira ao estado estável “velho”.

Uma analogia demonstra o princípio. Imagine que um frasco está colocado em uma mesa. Está em um estado estável, não mudando, o que é chame Estável Equilibrium. Imagine agora empurrar a garganta do frasco longe de você lentamente com seu dedo, não demasiado distante. Está submetendo-se agora à mudança mas o frasco está absorvendo a mudança em uma maneira contínua. Está em Equilibrium instável; se você liberar sua pressão, o frasco revert para seus estábulo e posição preferida. Entretanto se você continuar a empurrar a garganta do frasco, em algum ponto cairá. Está agora em um estado estável novo do equilíbrio. Uma mudança catastrófica ocorreu. Uma mudança discontinuous aconteceu: uma vez que o frasco começou cair sobre, não houve nenhum estado estável intermediário disponível até que o frasco bateu a mesa.

As idéias de Thom significam que os sistemas podem mudar com uma combinação de testes padrões contínuos e discontinuous da mudança. Isto é relacionado ao Chaos Theory porque o frasco é uma ou outra posição ascendente ou se está encontrando para baixo. Estas posições descrevem as bacias possíveis do resultado (veja o Chaos Theory). Há as posições que nunca será dentro, porque são posições da instabilidade intrínseca.


sete catastrophes elementares: dobra, cusp, swallowtail, borboleta, umbilic umbilic, e parabólico umbilic, elliptic hyperbolic. os Secundário-specializations do Catastrophe Theory incluem: Teoria da bifurcação, Thermodynamics do Nonequilibrium, teoria do Singularity, Synergetics, e dinâmica topológica.
 

Origem do Catastrophe Theory. História

Considerado agora como parte do Chaos Theory, o Catastrophe Theory foi desenvolvido nos 1960s atrasados e apresentado completamente independentemente em 1972 pelo matemático René Thom em seu livro: “Estabilidade e Morphogenesis estruturais”. Thom esperou prediz o comportamento de sistemas “chaotic” complexos. Foi desenvolvido mais mais em um nível mais pragmatic por E.C. Zeeman nos 70's.


Uso do Catastrophe Theory. Aplicações

O método pode ser usado compreender e predizer o comportamento de sistemas complexos. Como:

  • Trocas conservadas em estoque.
  • Infestations dos locustídeo.
  • Mudança biológica.
  • Comportamento das pontes.
  • As tentativas de aplicar teorias de Thom às organizações tiveram assim distante pouco sucesso real, venceu ao número grande das variáveis envolvidas.

Etapas no Catastrophe Theory. Processo

CT tem muitas implicações para a disciplina de Change Management e de Organizational Development.

Há um formulário da mudança que é lisa, contínua e incremental. Este é o formulário geral da mudança sob as iniciativas de Business Process Improvement (BPI) como Kaizen, Total Quality Management (TQM) e Six Sigma. Em termos de CT, este é excesso da mudança um a superfície estável existente predefinida.

Há um outro formulário da mudança que é “catastrófica”, abrupto, radical, uma partida fundamental de o que foi sobre antes da mudança. Este tipo de mudança é completamente frequentemente a conseqüência, por exemplo, do Business Process Reengineering (BPR). Este tipo de mudança não é “contínuo” - em termos de CT há uma mudança catastrófica a uma definição nova da estabilidade.

A mudança “real” é conseqüentemente mais como o BPR. Mais há simplesmente uma melhoria. Qual naturalmente pode ser todo o que é needed resolver o problema específico! O desafio para specialists da mudança é em decidir-se quando a mudança radical é needed contra uma melhoria incremental. Mas a escolha não é direta desde que a mudança radical resultará inevitàvel em um período do “caos”, quando a estabilidade “nova” for encontrada e definida. Isto amarra acima com métodos “unfreezing/congelando-se” reconhecidos de Change Management.

E então naturalmente a mudança radical pode ser forçada em cima da organização às vezes. E não pode haver nenhuma maneira (contínua) lisa de fazer exame da organização de onde está, para onde deve estar, assim que é futile supor que tal trajeto está disponível.
 

Forças do Catastrophe Theory. Benefícios

  • As idéias ajudam compreender a experiência real de Change Management e as idéias no Chaos Theory. CT mostra porque a mudança real é um negócio perigoso.
  • Elimina o pensamento que as organizações podem ser variadas ao longo dos “spectrums” de valores variáveis. Há provavelmente somente algumas combinações realmente estáveis disponíveis.
  • As mostras da teoria porque a mudança não pode “ser controlada” como esta'n, mas podem ser influenciadas.
  • A teoria trata da idéia do “formulário” (Gestalt) e da mudança do formulário. Uma maneira da novela talvez ver organizações.

Limitações do Catastrophe Theory. Desvantagens

  • O significado do trabalho de Thom para compreender o comportamento organizational é mais qualitative do que quantitative neste momento.
  • Predizendo o comportamento de uniforme os sistemas complexos os mais simples remanescem ainda um desafio difícil.
  • Thom em seu aspiration não descreveu os sistemas complexos onde há muitas (mais de 5) variáveis significativas. Predizer o comportamento de sistemas muito complexos (organizações) é provável remanescer para sempre impossível.

Livro: Alas todos os materiais da leitura que vão além de o que é escrito aqui, tornam-se rapidamente profundamente na matemática!


Fórum de Catastrophe Theory
  Influenced by Rene Thom
Rene Thom's contribution is really enormous. However, it is really I think best appreciated as a way of engaging in rigorous qualitative thought.
It is not designed to create deterministic models, but rather a way of understanding how non...
     
 
  Multivariate Statistical Model versus Catastrophe Theory
The subject was an important and very strong argument in the seventies.
It is a good theory, but just limited by the number of variables (axes hyperspace).
After came the Chaos Theory, and took over.
Today I think that the application ...
     
 

Catastrophe Theory Grupo de Interesse Especial


Grupo de Interesse Especial

Catastrophe Theory Educação & Eventos


Encontre Treinamentos, Seminários e Eventos


Melhores Práticas - Catastrophe Theory Premium

Expert Tips (ENG) - Catastrophe Theory Premium
 

Complex Adaptive Systems

Definition and qualifications of complex adaptive systems capable of successfully coping with chaos:
1. A system must be comprised of many agents...
Usage (application): Organizational Theory
 
 
 

At the Edge of Chaos

Although chaos theory was discovered decades ago, it only has emerged in recent years as a model for explaining the chaotic business environment.
...
Usage (application): Strategy and Organization
 
 
 

Complexity Principles

Charasteristics of a conducive environemnt for complex adaptive systems:
1. Complex adaptive systems are at risk when in a state of equilibrium w...
Usage (application): Organizational theory
 
 

Recursos - Catastrophe Theory Premium
 

Notícias

Catastrophe Theory
     
 

Notícias

Chaos Theory
     
 

Vídeos

Catastrophe Theory
     
 

Vídeos

Chaos Theory
     
 

Apresentações

Catastrophe Theory
     
 

Apresentações

Chaos Theory
     
 

Mais

Catastrophe Theory
     
 

Mais

Chaos Theory
     

Compare com o Catastrophe Theory: Chaos Theory  |  Ten Schools of Thought  |  Business Process Reengineering  |  Game Theory  |  Scenario Planning  |  Dialectical Inquiry  |  Analogical Strategic Reasoning  |  Plausibility Theory  |  Spiral Dynamics  |  Force Field Analysis


Retorne a o centro de a gerência: Mudança e Organização  |  Gerenciamento de Projetos e Programas  |  Estratégia


Mais Métodos, Modelos e Teorias de Gestão

Special Interest Group Leader

Seu nome aqui


Sobre o 12manage | Publicidade | Link para nosso website | Privacidade | Condições
Copyright 2016 12manage - O caminho mais rápido para o sucesso executivo. V14.1 - Última atualização 28-9-2016. Todas as marcas são registradas por seus donos.