Spiral Dynamics
(Graves)

Centro de Conhecimento

   

Teoria dos níveis da existência humana. Explanação de Spiral Dynamics do Dr. Clare Graves. (1966).

Índice

  1. Resumo
  2. Fórum
  3. Melhores Práticas
  4. Expert Tips
  5. Recursos
  6. Imprimir

A teoria de emergente, cíclica, níveis da existência por Clare Graves (também: A teoria dos níveis da existência humana) foi inventada após sua morte (1986) “Spiral Dynamics” por seus estudantes Don Beck e Chris Cowan em seu livro Spiral Dynamics…


Livro: "Spiral Dynamics: Mastering Values, Leadership, and Change (1996) -


Que é Spiral Dynamics? Definição

Um sumário breve de sua teoria é dado por Graves ele mesmo:

O psychology ser humano maduro é um unfolding, emergente, oscilando, processo espiralando marcado pelo subordination progressivo de mais velho, baixo-requisita sistemas do comportamento a uns sistemas mais novos, higher-order porque os problemas existential do homem mudam.
 

E mais detalhada:

Em cada estágio da existência humana o homem do adulto está fora em seu quest de seu grail holy, a maneira de vida onde procura por qual viver.

Em seu primeiro nível está em um quest para a satisfação physiological automática [AN Beige]. No segundo nível procura uma modalidade segura de viver [BO Purple], e este é seguido, por sua vez, por um status heroic da busca, para o poder e o glory [CP Red], por uma busca para a paz final [DQ Blue], por uma busca para o prazer material [ER Orange], por uma busca para relações affectionate [FS Green], por uma busca para o respeito do self [GT Yellow], e por uma busca para a paz em um mundo incomprehensible [HU Turquoise]. E, quando descobre que não encontrará essa paz, estará fora em seu nono quest do nível. Quando se ajustar fora em cada quest, acredita que encontrará a resposta a sua existência. Ainda, muito a sua surpresa e muito a seu desânimo, encontra em cada estágio que a solução à existência não é a solução que veio encontrar. Cada estágio alcança as folhas que disconcerted e perplexed. É simplesmente que quando resolver um jogo de problemas humanos encontra um jogo novo em seu lugar. O quest que descobriu, nunca está terminando.


Origem de Spiral Dynamics. História


Um artigo adiantado por Graves era: “Uma teoria emergente do comportamento ético baseada em um modelo Epigenetic” (1959). Sua teoria tornou-se sabida mais extensamente após a publicação em Harvard Business Review, em um artigo chame: “Deterioração de padrões do trabalho” (HBR setembro/outubro 1966).


Cinco pontos chaves de Spiral Dynamics

  1. A natureza humana não é de estática, nem é finita. A natureza humana muda enquanto as condições de existência mudam, assim sistemas novos do forjamento. Ainda, os sistemas mais velhos permanecem com nós.
  2. Quando um sistema ou um nível novo são ativados, nós mudamos nossos psychology e réguas para que viver adapte-se 2 aquelas circunstâncias novas.
  3. Nós vivemos em um sistema potencial aberto dos valores com um número infinito das modalidades de viver disponíveis a nós. Não há nenhum estado final para que nós devemos todos aspire. [É aqui onde Graves diferiu com Maslow e a maioria outros de psicólogos. Maslow, antes de sua morte, disse Graves que ele (Graves) estava correto e (Maslow) era errado em pensar do desenvolvimento humano como um estado closed.
  4. Um indivíduo, uma companhia, ou uma sociedade inteira podem responder positivamente somente 2 aqueles princípios managerial, apelações motivational, fórmula educacionais, e códigos legais ou éticos que são apropriados ao nível atual da existência humana. Compare: Modelo de Hagberg de Power pessoal
  5. Um vortex espiral descreve melhor este emergence de sistemas humanos enquanto evoluem através dos níveis da complexidade crescente. Cada um volta ascendente da espiral marca awakening de uma versão mais elaborada no alto de o que existe já. A espiral humana, então, consiste em uma corda coiled de sistemas do valor, de vistas do mundo, e de mindsets, cada o produto de suas épocas e circunstâncias. Ou seja os tempos novos produzem mentes novas.

As cores no modelo de Spiral Dynamics

Clare Graves não usou cores. Instead, Graves confiou geralmente em seus pares originais das letras, as well as números e nomes na ocasião. O esquema de cor foi aplicado aos níveis do Dr. Graves da existência nos 1970s por Chris Cowan para fazer corrediças do título para o uso em ensinar a teoria. O código de cor foi criado como um elemento do projeto para materiais treinando e se transformou uma língua comum quando incluído como parte da publicação do livro de Spiral Dynamics por Beck e por Cowan em 1996. Quando havia um metaphor atrás dele, não havia certamente nenhum significado metaphysical pretendido, nem era derivou-se dos chakras ou de qualquer outra coisa. O código de cor fêz exame em uma vida do seus próprios. Às vezes ao detriment do modelo, desde que faz a discussão do stadia da transição quase impossível.


É Spiral Dynamics um typology?

A teoria de Graves é de um processo emergente, não de um jogo das categorias ou das caixas para povos, nem de uma série de estágios developmental essenciais. Estes são sistemas dentro da pessoa ou o grupo, não tipos das pessoas ou grupos. Na teoria, o potencial para todos estes sistemas encontra-se dentro de todos com um cérebro normal, e aquela é a maioria vasta dos povos. Entretanto, todos os sistemas não awakened porque a teoria é um processo da interação entre o neurobiology da pessoa (ou o grupo) com problemas e condições existential no milieu externo. Não peça: Como você trata deste tipo da pessoa? Instead, busca para compreender como controlar o formulário de pensar e de comportamento como está sendo exibido pela pessoa, a respeito de uma coisa particular, neste tempo, sob estas circunstâncias. Peça conseqüentemente: Como eu controlo ER Orange nesta pessoa?


Teoria da existência humana - Clare Graves

vMEME

Sistema de aprendizagem

Pensar

Estrutura

Sistema Motivational

Motivation específico

Significa
Valores

Valores do fim

Sistema do valor

Problemas da existência

AN Beige Habituation Automático Faixas frouxas Physiological Necessidades physiological periódicas Nenhum sistema conscious do valor Nenhum sistema conscious do valor Automático/instintivo Estabilidade physiological mantendo
BO Purple Condição clássica Autistic Tribe-como grupos Garantia Necessidades physiological Aperiodic Traditionalism Segurança Animistic/Tribalistic Realização da segurança relativa
CP Red Condicionar do Operant Egocentric Impérios Sobrevivência Sobrevivência psicológica Exploração Power Egocentric/Exploitive Viver com self-awareness
DQ Blue Aprendizagem de Avoidant Absolutistic Pyramidal Ações Pedido, significando Sacrifício Salvation Absolutamente/Saintly Conseguindo a paz ever-lasting da mente
ER Orange Expectativa Multiplistic Delegative Independência Adequacy, competência Scientism Materialism Materialistic/empreendedor Conquistando o universo físico
FS Green Observational Relativistic Egalitarian Afiliação Amor, afiliação Sociocentricity Comunidade Relativistic/Sociocentric Viver com o elemento humano
GT Yellow Todos os sistemas de aprendizagem estão abertos Systemic Flexível & Integrative Existential Self-valor Aceitação Existência Systemic/Integrative Restaurando o viability a um mundo disordered
HU Turquoise Todos os sistemas de aprendizagem estão abertos Diferencial Holístico & global Experiência ?????? Experimentar Communion Holístico/experimental Aceitando dicotomias existential

Características de vMEMES

  • vMEMES deve ser visto como: um tipo de avaliar sistemas. Vistas do mundo. Níveis da existência psicológica. Estruturas da opinião. Princípios Organizational. Maneiras de pensar ou modalidades do ajuste.
  • vMEMES representa uma inteligência do núcleo que dê forma a sistemas e dirija o comportamento humano.
  • impacto de vMEMES em cima de todas as escolhas da vida como um framework da tomada de decisão.
  • vMEMES pode manifestar-se em formulários saudáveis e insalubres.
  • vMEMES é uma estrutura discreta para pensar, não apenas um jogo das idéias, valores ou causa.
  • vMEMES pode brighten e escurecer quando as condições da vida mudam (as condições da vida consistem em épocas historic, no lugar geográfico, em problemas existential, e em circunstâncias societal).

Princípios Spiral Dynamics subjacente

  1. A natureza humana inclui uma capacidade para que vMEMES novo awaken sem eliminar o velhos.
  2. As condições em mudança da vida podem ativar vMEMES que podem emergir, para surge, para regress ou desvanecem-se na resposta.
  3. A espiral total é forjada por a pêndulo-como a alternação no meio: o controlado self-expressive, interno “mim”; sobrevivência, poder, realização, flexibilidade). E: self-sacrificar, externo-escorado “nós”; sendo relacionado, purposeful, consensual, global).
  4. Cada vMEME vem nas fases, na passagem pessoal ou no epoch historic, como ondas em uma praia. Entrando como um surge, dominando a cena como um pico forte, e então retirando do prominence. Para ser substituído por outros.
  5. O emergence de pensar ao longo da espiral é de pouca complexidade para uma complexidade mais grande.
  6. vMEMES coexiste como misturas. Por exemplo: um caráter Verde-orientado geralmente consensual pode ativar seu ou seu poder que procura o aspecto VERMELHO nos esportes, e chame acima de uma orientação ALARANJADA da realização em reuniões do marketing.

Fórum de Spiral Dynamics
  Recommended Books on Spiral Dynamics
Who can recommend books on spiral dynamics, discussing the theory and providing further examples, cases etc.?
Please indicate the level (beginner/advanced/expert)? Much appreciated....
     
 
  Adressering a Red (Blue) Manager
In addressing an authority figure with red (and hints of blue) consciousness, what is the lever? So far I have used: 'That strategy many not allow us to survive in the future'. Is there a better one?...
     
 
  Turquoise Specific Motivation in Spiral Dynamics
Where in the table it says ? for the specific motivation of a turquoise behavior, perhaps it could be something like: "Pursuit of excellence or perfection"....
     
 

Spiral Dynamics Grupo de Interesse Especial


Grupo de Interesse Especial

Spiral Dynamics Educação & Eventos


Encontre Treinamentos, Seminários e Eventos


Melhores Práticas - Spiral Dynamics Premium

Expert Tips (ENG) - Spiral Dynamics Premium
 

Drivers and Levers of Employees

In their 2002 book "Driven: How Human Nature Shapes our Choices", Paul R. Lawrence and Nitin Nohria mention 4 drives underlying everything we do:
...
Usage (application): Improving Employee Motivation
 
 
 

Alternate Classifications of Human Needs (Employees, Consumers)

One of possible ways to classify human (employee, consumer) needs is to break them down into:
- Biogenic Needs (essential, inherent certain eleme...
Usage (application): Motivation, Marketing, Human Needs
 
 

Recursos - Spiral Dynamics Premium
 

Notícias

Spiral Dynamics Theory
     
 

Notícias

Spiral Dynamics
     
 

Vídeos

Spiral Dynamics Theory
     
 

Vídeos

Spiral Dynamics
     
 

Apresentações

Spiral Dynamics Theory
     
 

Apresentações

Spiral Dynamics
     
 

Mais

Spiral Dynamics Theory
     
 

Mais

Spiral Dynamics
     

Compare com Spiral Dynamics:  Hierachy of Needs  |  Modelo de Hagberg de Power pessoal  |  Teoria das necessidades  |  Encanamento da Liderança  |  Whole Brain Model  |  Coaching  |  Mentoring  |  Moral Purpose  |  Ashridge Mission Model  |  Two Factor Theory de Hertzberg  |  Theory X Theory Y  |  ERG Theory  |  Expectancy Theory  |  Cultural Dimensions  |  Chaos Theory  |  Spiral of Silence


Retorne a o centro de a gerência: Comunicações e Habilidades  |  Tomada de Decisão e Avaliação  |  Ética e Responsabilidade  |  Recursos Humanos  |  Conhecimento e Ativos Intangíveis  |  Liderança  |  Estratégia


Mais Métodos, Modelos e Teorias de Gestão

Special Interest Group Leader

Seu nome aqui


Sobre o 12manage | Publicidade | Link para nosso website | Privacidade | Condições
Copyright 2016 12manage - O caminho mais rápido para o sucesso executivo. V14.1 - Última atualização 30-9-2016. Todas as marcas são registradas por seus donos.