Gestalt theory

Centro de Conhecimento

   

Determinando os wholes, o comportamento de que não é determinado por aquele de seus elementos individuais, mas onde os peça-processos eles mesmos são determinados pela natureza intrínseca do todo. Explanação do Gestalt theory.

Índice

  1. Resumo
  2. Fórum
  3. Melhores Práticas
  4. Expert Tips
  5. Recursos
  6. Imprimir

O Gestalt theory (GT) é uma teoria geral interdisciplinary larga que forneça um framework para uma variedade larga de fenômenos, de processos, e de aplicações psicológicos.


A essência do comportamento problem-solving bem sucedido de acordo com Wertheimer é: vêem a estrutura total do problema: Uma determinada região no campo torna-se crucial, é focalizada; mas não se torna isolada. Uma vista estrutural nova, mais profunda da situação torna-se, envolvendo muda no meaning funcional, em agrupar, etc. dos itens. Dirigido por o que é requerida pela estrutura de uma situação para uma região crucial, uma é conduzido a uma predição razoável, que como as outras partes da estrutura, chamadas para a verificação, direto ou indireto. Dois sentidos são involvidos: começando um retrato consistente inteiro, e vendo o que a estrutura do todo requer para as peças.


Ou seja o Gestalt theory prende “lá é os wholes que, em vez de ser a soma das peças que existem independentemente, dão suas funções ou propriedades específicas das peças que podem somente ser definidas com relação ao todo na pergunta” (Wolfgang Köhler).


O foco de GT é a idéia de “agrupar”, isto é, as características dos stimuli causam-nos à estrutura ou interpretam-nas um campo visual ou um problema em uma determinada maneira (Max Wertheimer, 1922).


Os fatores preliminares de agrupar

  1. Proximidade. Os elementos tendem a ser agrupados junto de acordo com seu nearness.
  2. Similaridade. Os itens similares em algum respeito tendem a ser agrupados junto.
  3. Fechamento. Os itens estão agrupados junto se tenderem a terminar alguma entidade.
  4. Simplicity. Os itens serão organizados em figura simples de acordo com a simetria, o regularity, e a lisura.

Estes fatores são chames as leis da organização e explicados no contexto da percepção e do problem-solving.
 

Os seres humanos são vistos como sistemas abertos na interação ativa com suas circunstâncias. De acordo com Wertheimer em 1924 (Über Gestalttheorie) há os wholes, o comportamento de que não é determinado por aquele de seus elementos individuais, mas onde os peça-processos eles mesmos são determinados pela natureza intrínseca do todo. É a esperança de GT determinar a natureza de tais wholes.


GT é servido especial para a compreensão do pedido e da estrutura em eventos psicológicos, e tem suas origens em algumas orientação de Johann Wolfgang von Goethe, Mach de Ernst, e particularmente de Cristão von Ehrenfels e o trabalho de pesquisa de Max Wertheimer, de Wolfgang Köhler, de Kurt Koffka, e de Kurt Lewin, que opôs o abordagem elementistic aos eventos psicológicos, associationism, behaviorism, e ao psychoanalysis. A vinda ao poder do socialismo nacional interrompeu substancialmente o desenvolvimento científico fruitful do Gestalt theory no mundo German-speaking; Koffka, Wertheimer, Köhler e Lewin emigrated, ou foram forçados para fujir, nos Estados Unidos.


O Gestalt theory não é limitado somente ao conceito de Gestalt ou do todo, ou aos princípios de Gestalt da organização da percepção (tal como ela é apresentado em muitas publicações), mas deve ser distante mais largo visto e abrangendo:

  • A primazia do phenomenal: Reconhecer e fazer exame seriamente do mundo humano da experiência como a única realidade imediatamente dada, e não simplesmente discuti-lo afastado, são uma afirmação fundamental de GT, o fruitfulness de que para o psychology e o psychotherapy foi esgotado de nenhuma maneira.

  • É a interação do indivíduo e a situação no sentido de um campo dinâmico que determine a experiência e o comportamento, e não somente movimentações (psychoanalysis, ethology) ou stimuli externos (behaviorism, Skinner) ou traços de estática da personalidade (teoria classical da personalidade).

  • As conexões entre índices psicológicos são criadas mais prontamente e mais permanentemente na base de relacionamentos concretos substantivos do que pela repetição e pelo reforço sheer.

  • Pensar e resolver de problema são caracterizadas a organização substantiva apropriada, restructuring, e centrar-se do dado (“introspecção”) no sentido da solução desejada.

  • Na memória, as estruturas baseadas em conexões associativas são elaboradas e diferenciadas de acordo com uma tendência para a organização optimal.

  • Cognitions que um indivíduo não pode integrar, conduz a uma experiência do dissonance. E para processos cognitive dirigiu em reduzir este dissonance.

  • Em um inteiro supra-individual tal como um grupo, há uma tendência para relacionamentos específicos na interação das forças e das necessidades.

A orientação epistemological do Gestalt theory tende a ser um tipo do realism crítico. Methodologically, tenta conseguir uma integração significativa de procedimentos experimentais e phenomenological (o método experimental-phenomenological). Os fenômenos cruciais são examinados sem redução da precisão experimental. GT não deve ser compreendido como uma posição científica de estática. Mas como um paradigm que esteja continuando a se tornar. Com os desenvolvimentos tais como a teoria da self-organização dos sistemas, alcança o significado principal para muitos dos interesses atuais do psychology.


Fórum de Gestalt Theory

Gestalt Theory Grupo de Interesse Especial


Grupo de Interesse Especial

Gestalt Theory Educação & Eventos


Encontre Treinamentos, Seminários e Eventos


Melhores Práticas - Gestalt Theory Premium

Expert Tips (ENG) - Gestalt Theory Premium
 

How to Create an Adaptive Organization that can Deal with a Complex Environment?

Definition and qualifications of complex adaptive systems capable of successfully coping with chaos:
1. A system must be comprised of many agents...
Usage (application): Organizational Development, Strategy
 
 
 

Structure your Organization at the Edge of Chaos

Although chaos theory was discovered decades ago, it only has emerged in recent years as a model for explaining the chaotic business environment.
...
Usage (application): Organizational Development
 
 
 

Principles of Complex Environments

Characteristics of an environment conducive for complex adaptive systems:
1. Complex adaptive systems are at risk when in a state of equilibrium ...
Usage (application): Organizational Development, Strategy
 
 

Recursos - Gestalt Theory Premium
 

Notícias

Gestalt Theory
     
 

Notícias

Wholes Theory
     
 

Vídeos

Gestalt Theory
     
 

Vídeos

Wholes Theory
     
 

Apresentações

Gestalt Theory
     
 

Apresentações

Wholes Theory
     
 

Mais

Gestalt Theory
     
 

Mais

Wholes Theory
     

Compare com: System Dynamics  |  Organizational Learning  |  Organic Organization  |  Levels of Culture  |  Brainstorming  |  Six Thinking Hats  |  Soft Systems Methodology


Retorne a o centro de a gerência: Mudança e Organização  |  Comunicações e Habilidades  |  Tomada de Decisão e Avaliação


Mais Métodos, Modelos e Teorias de Gestão

Special Interest Group Leader

Seu nome aqui


Sobre o 12manage | Publicidade | Link para nosso website | Privacidade | Condições
Copyright 2016 12manage - O caminho mais rápido para o sucesso executivo. V14.1 - Última atualização 10-12-2016. Todas as marcas são registradas por seus donos.